Senacon Contabilidade

Notícias Empresariais

IR - Restituição do Imposto de Renda 2022: veja calendário oficial

Publicada em 19 de abril de 2022

A restituição do Imposto de Renda Pessoa Física é uma devolução dos valores pagos a mais pelo contribuinte ao Leão. O caso mais usual é daquelas pessoas com imposto retido na fonte que possuem deduções, como gastos com saúde e educação.

Se esse é seu caso, confira abaixo como funcionarão as restituições.

Quando serão realizadas as restituições do IRPF em 2022

1º lote: 31 de maio;

2º lote: 30 de junho;

3º lote: 29 de julho;

4º lote: 31 de agosto;

5º lote: 30 de setembro.

Por que da divisão em lotes

Os lotes existem para facilitar a operação da Receita Federal e são organizados com base na entrega da declaração. Então, os contribuintes que primeiro se apresentaram ao Leão vão receber primeiro no ano seguinte.

A exceção a essa regra é o primeiro lote, pois esse se destina às categorias com prioridade legal: pessoas com deficiência, idosos e professores que tenham como principal renda o magistério.

Novidade

A partir de 2022, o contribuinte poderá optar pelo Pix como forma de receber a restituição. Para isso, basta selecionar a opção e informar uma chave Pix que seja um CPF, porque apenas essas serão aceitas.

Caso ainda não tenha se adaptado à nova tecnologia, não tem problema. As opções de pagamento através de poupança ou conta corrente continuam disponíveis.

Nova data para a declaração IRPF 2022

Foi anunciado pela Receita Federal que o prazo final para o envio da declaração deste ano foi adiado para 31 de maio de 2022. Mas é sempre bom lembrar que, quanto antes você entregar, mais cedo receberá a restituição no ano seguinte.

Essa burocracia pode ser uma dor de cabeça para quem não tem prática. Por isso, caso surja alguma dúvida sobre sua situação diante do fisco, ou dificuldades para realizar a declaração, a melhor coisa a se fazer é procurar uma contadora de confiança.

Fonte: Tudo Bahia

Voltar para a listagem de notícias