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DIA A DIA - Resolva qualquer conflito no trabalho com estes 4 passos

Publicada em 02 de maio de 2022

Na próxima vez que for se reunir com um colega de trabalho de que você não gosta muito ou com algum cliente que só te traz problemas, respire fundo e siga os quatro passos descritos neste texto. Isso te ajudará a chegar ao fim da reunião com mais resultados do que problemas e ainda tirará aquele sentimento ruim após um enfrentamento no ambiente de trabalho.

As dicas são da especialista comportamental Angie Colee, que escreveu um artigo no Insider com passos para ajudar a ter conversas tensas com qualquer pessoa no ambiente corporativo. "Quando bem feito, pode ajudar até mesmo as pessoas mais cabeça-quentes a aprender a conduzir conversas difíceis com calma." Confira: 

Tenha empatia

Antes de entrar em uma reunião com alguém de quem você não gosta ou com quem tem alguma pendência, considere que a outra pessoa também está com boas intenções. Senão qualquer reação sua já será de defesa. Por exemplo, se for um cliente que está devendo algo, não tire conclusões precpitadas sobre o motivo do atraso. Ouça. "A empatia ajuda você a evitar conversas desconfortáveis ??pessoalmente e a reconhecer que somos apenas humanos tentando fazer o nosso melhor, mesmo quando falhamos", diz a especialista.

Reconheça as coisas boas

Lembre-se de algo de que você gosta nessa pessoa, projeto ou cargo. Deseja continuar trabalhando com eles depois que o problema for resolvido? Se a resposta for positiva, diga isso a eles. Iniciar a conversa citando o que você ama no projeto ou o quanto você se divertiu trabalhando com a pessoa ajudará o outro a entender que você está vindo com boas intenções. Por exemplo, se o seu funcionário estragou uma apresentação, comece reconhecendo o ótimo trabalho que ele fez no passado, juntamente com o esforço que ele colocou nesse projeto, mesmo que não tenha ido bem.

Compartilhe uma solução

A solução de problemas requer compromisso. Dizer a alguém "Se você fizesse do meu jeito, tudo funcionaria bem" não é uma solução. Ao resolver problemas, sugira uma saída que você acha que funcionará e deixe que a outra pessoa também possa complementá-la.

Por exemplo, se você tiver um cliente que o contratou para escrever e-mails, você poderia dizer: "Já sabemos que 32 e-mails por mês cria um gargalo de aprovação e muita sobrecarga. Ajudaria se reduzíssemos para 20?"

Ambas as partes precisam concordar com uma solução que resolva o problema, especialmente se isso as afetar ou mudar a maneira como as coisas são feitas. Sempre pergunte a outra pessoa o que ela acha. Isso as convida a partilhar as suas próprias ideias sobre potenciais soluções, que as farão se sentir ouvidas e valorizadas.

Encerre planejando as próximas etapas

Depois de encontrar uma solução, divida-a em itens de ação. Identifique as próximas etapas, quem é responsável por realizar cada uma e quando deverá ser entregue. Tarefas sem prazos podem ser rapidamente enterradas e esquecidas na rotina.

Por exemplo, ao planejar um projeto com um colega de trabalho, diga algo como: "Você me envia uma lista de todos os produtos do catálogo até terça-feira, mesmo que não tenha todas as informações de cada um? Assim tenho tempo para fazer uma pesquisa e entregar a cópia na sexta-feira".

Será difícil seguir esses quatro passos nas primeiras conversas tensas, mas resista à tentação de pular direto para o enfrentamento. Force-se a se acalmar e realmente pense em maneiras de resolver problemas. 

Fonte: Revista PEGN - Globo

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