Senacon Contabilidade

Notícias Empresariais

ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL DIGITAL - Veja 8 dicas que facilitam o envio da Escrituração Contábil Digital (ECD)

Publicada em 04 de maio de 2022

Devido ao prazo para o envio do SPED Contábil 2022, que termina no próximo mês, dia 31 de maio, o Grupo Módulos listou algumas dicas que facilitarão o envio das informações ao Fisco. Confira! 

Dica 1 – Saldos Iniciais e Finais

Consulte os saldos iniciais das contas que devem ser os mesmos dos saldos finais do período anterior;

Dica 2 – Demonstrações Contábeis

O Balanço Patrimonial de 2021 deve estar finalizado, assim como os demais livros que compõem o Diário Geral (Termo de Abertura, Diário, Balancete, Demonstração do Resultado no Exercício – DRE, Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados – DLPA, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido – DMPL, Demonstração do Fluxo de Caixa – DFC, Demonstração do Valor Adicionado – DVA, Demonstração de Resultado Abrangente – DRA, Notas explicativas e Termo de Encerramento).

Dica 3 – Prazo de Entrega

Nos anos de 2020 e 2021 a ECD foi prorrogado devido a pandemia, pois muitas empresas foram prejudicadas e afetadas. 

Em 2022 o prazo final de entrega será 31 de maio, sem prorrogação até o momento.

Dica 4 – Situações Especiais

Empresas com casos de fusão, cisão parcial e total, extinção, incorporação ocorridas de janeiro a abril devem enviar a ECD até 31 de maio de 2022, quando ocorrer situações especiais. A partir do mês de maio, o envio deve ser realizado até o último dia útil do mês subsequente do evento. 

Dica 5 – Novidade SPED 2022

Acompanhe as novidades dos leiautes, manuais e versões dos programas geradores. 

Em 2022 a ECD terá uma nova regra de transmissão que avalia à aptidão do profissional contábil conforme registros do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). 

Não impedirá o envio e transmissão, será apenas um aviso alertando os profissionais inaptos.

Dica 6 – Plano de Contas Referencial

Analise o plano referencial do SPED e as associações com o plano de contas utilizado pela empresa. 

A partir do ano calendário 2020 somente é possível mapear contas referenciais para contas contábeis da mesma natureza (ativo, passivo ou patrimônio líquido) e os centros de custo devem corresponder a apenas uma conta referencial.

Dica 7 – Multas

As multas na ECD podem variar de R$ 100 a R$ 5 milhões. 

Os tipos de multas são: multa pela não entrega, multa por valor omitido / valor inexato ou incorreto e multa por atraso de entrega.

Dica 8 – Software Contábil

Tenha um software que facilite no envio da ECD. 

O Grupo Módulos oferece por meio do seu sistema Contabilidade o envio completo de todos os registros da ECD e demais declarações do universo SPED. Inclusive gerencia as situações de mudança de contador ou plano de contas no meio do período com o registro I157.

GRUPO MÓDULOS

O Grupo Módulos tem atuação com mais de 20 anos no mercado de sistemas e tem sua trajetória focada na distribuição de soluções voltadas à classe CONTÁBIL e EMPRESARIAL e tem como meta o desafio de inovar, a fim de proporcionar aos usuários uma interface agradável e didática. 

Desenvolvemos sistemas de folha de pagamento com eSocial, escrita fiscal, contabilidade, financeiro web e sistemas ERP com emissão de nota fiscal eletrônica e gestão empresarial.

Fonte: Contábeis

Voltar para a listagem de notícias